Desafio literário 2016 - Livro número 23

Oi,boa noite!Tudo bem?



Hoje trago o livro de número 23 do desafio.
Item 21: Um livro muito barato.
Custou-me apenas 2 reais,baratíssimo,alguém que não curte muito livro,resolveu se desfazer de alguns e eu comprei,sou louca por livros!

Título: Os miseráveis
Autor:Víctor Hugo


Um grande clássico da literatura universal pela bagatela de 2 reais!!!

Esta obra é uma poderosa denúncia a todos os tipos de injustiça humana. Narra a emocionante história de Jean Valjean — o homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão. Os miseráveis é um livro inquietantemente religioso e político.

Os Miseráveis narra a história de vários personagens, dentre eles, Jean Valjean, um homem que foi condenado a trabalhados forçados por roubar um pão para saciar a fome de sua família.  Durante dezenove anos ele fica preso e ao ser libertado, traz consigo a marca de ser ex-condenado, pois viveria em condicional para o resto de sua vida e assim, encontra uma sociedade que lhe fecha as portas, tornando sua vida ainda mais difícil. Ao contrário dos demais, o bispo de Digne lhe estende a mão e o aceita em sua residência.

Durante a estadia na casa do bispo ele comete dois delitos, o que poderia levá-lo de volta a prisão, no entanto, ao ser abordado pelos policiais que o localiza com os objetos furtados, o bispo encontra uma maneira de livrá-lo daquela situação. Diante de tanta generosidade, Jean Valjean se sente tocado por tanta bondade e dali em diante se tornaria um novo homem.


No decorrer da narrativa vamos conhecer Fantine, uma jovem que teve uma filha e foi abandonada pelo namorado. Para conseguir trabalhar na fábrica do Sr.Madeleine (nova identidade de Jean Valjean), ela teve que deixar sua filha Cosette aos cuidados do casal Thénardier . Para isso era necessário que Fantine enviasse certa quantia, entretanto, o casal a explorava pedindo que ela enviasse sempre mais dinheiro.

Cosette, assim como sua mãe era explorada pelo casal, eles obrigavam a menina a trabalhar o dia inteiro. Isso acontecerá até seus oito anos de idade, quando os caminhos de Cosette e Jean Valjean se encontrarão. Com o passar dos anos e após vários acontecimentos, outros personagens como Javert, o policial que irá perseguir Jean Valjean por toda sua vida, o menino Gavroche, Éponine e Marius Pontmercy terão suas histórias entrelaçadas.

Através dessa obra, Victor Hugo faz uma crítica social, política econômica vivenciada pela sociedade francesa do século XIX. A narrativa descreve ainda vários acontecimentos históricos como a Batalha de Waterloo e os vários motins realizados por estudantes republicanos que tentavam derrubar o regime do rei Luís Filipe I, fato que resultou na morte de vários estudantes.

Por se tratar de uma adaptação, a linguagem é simples e de fácil compreensão, o que possibilita a leitura por pessoas de todas as idades. Ainda não tive a oportunidade de ler a versão original, o que espero conseguir algum dia.

Como sugere o título, o livro traz experiências muito tristes da vida de cada personagem, fatos que nos levam a refletir, sobre a vida e a condição humana.

“A capacidade de alguém mudar através do amor é tocante. Fica a mensagem. Todo mundo pode tornar o mundo melhor. Basta querer. Amar o próximo, eis a questão.”  Walcyr Carrasco

Minha opinião:Não tem o que falar não é gente,o que eu poderia dizer já foi dito na resenha,rsrs
Mas posso garantir a vcs que vale muito a pena ler este livro,a leitura é super prazerosa.
Histórias de pessoas pobres,miseráveis,que sofrem injustiças sociais,passam fome,são perseguidas e sofrem todo tipo de humilhação,mas que mesmo assim são pessoas boas,capazes de atos solidários.Pessoas que dividem o pouco que tem com seu semelhante e que enfrentam a vida com coragem e determinação,apesar dos pesares!
Gostei muito de ler "Os miseráveis" e recomendo.

Tem mais gente lendo: Alê bordados e crochê

Beijos da Ana.

Comentários

  1. Olá!
    Uauuuu....o seu barato foi mais barato que o meu...
    O meu nesse item comprei por R$ 5,00 e achei super barato, mas o seu, superou, kkkkk
    E que bom que foi boa a leitura!
    Já levei o seu link!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Chás variados.

Pão caseiro